Dentro de um templo religioso, a sensação pode ser nitidamente, a sensação de se ter mudado de dimensão.
CHAPELLE SAINT MICHEL D'ÁGUILHE ( LE PUY EN VELAY, FRANÇA).
Dedicada ao arcanjo São Miguel.
A volumetria totalmente voltada para o céu, o divino, buscando a aproximação com o Criador.
Não há dúvida de que a intenção foi unir e aproximar dois "patamares" distintos, o mortal com o imortal, o imperfeito com o perfeito.
No interior a sensação e o clima de mistério, nos traz a nítida sensação de que algo inusitado e inesperado está por vir a qualquer momento.
O que dizer então do sentimento, ao se entrar na Basílica de São Pedro?
Magnífica, imponente em seu estilo renascentista, ela não passa outra sensação, que não seja do próprio céu e a certeza do encontro com Deus.
A emoção toma conta de quem entra nesse monumento em homenagem à um dos apóstolos de Jesus Cristo, Pedro, o primeiro Papa, que encontra-se enterrado na basílica. Seu projeto e obra está eternamente marcado por arquitetos, artistas, pintores e escultores que, certamente, nasceram com um toque divino. Eram seres humanos abençoados,....tenho a certeza, de que vieram ao mundo com a missão de unir o ser humano com os anjos e com Deus.
Michelangelo, Bernini, Bramante, entre outros
Ao entrar nessa construção, tudo lá fora se torna insignificante diante de tanta beleza e arte. O melhor do homem está representado na arquitetura, nas pinturas e em todos os elementos construtivos, que transformam a física em arte, a arte em física, ciência em magia e magia em ciência. Homem em Deus e Deus em homem....
Certamente não há nenhuma dúvida, que existe aí, um portal místico, onde podemos nos conectar com nosso criador. Onde a distância existente entre os dois, se torna inexpressiva, perante a magnitude da escala da construção.
Portanto, a criação arquitetônica, tem o poder de transportar as pessoas. Fazê-las mudar de dimensão, deixando para fora de uma construção, tudo aquilo que a aprisiona e aflige. É um poder mágico, transcendental. A arte, ciência e técnica à serviço do próprio Deus. A arquitetura, como um meio de falar e se aproximar do pai, todo poderoso!
Ao entrar em uma obra majestosa como essa, somente uma exclamação pode surgir de nossos lábios: "Meu Deus"!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.