Hoje falaremos como montar uma captação de água da chuva de duas maneiras. A primeira com abastecimento diretamente da calha para uma cisterna no chão, onde é necessária uma bomba de sucção para lançamento da água para a caixa d'água.
A segunda forma, é a que eu acredito ser a ideal, pois dispensa a cisterna e a bomba, que á algo que além de precisar de manutenção constante, precisa da energia elétrica para funcionar.
Vamos ao primeiro caso.
Primeiro é necessária a construção de um reservatório enterrado no chão do terreno. Essa posição deve ser estudada ainda no projeto, antes da casa ser construída ou reformada, pois o telhado, o caimento das telhas e as calhas, serão executadas em conformidade com a captação da água pluvial.
A capacidade do reservatório será determinada pelo projeto. Feito isso, será instalado um tubo de queda ou mais de um, descendo das calhas e caindo diretamente na cisterna. A bomba jogará a água à caixa d'água, no sótão, abaixo das telhas, que por sua vez, conduzirá por gravidade, aos banheiros e cozinha. Geralmente, essa água é utilizada nas descargas dos banheiros e torneiras externas de jardim. Porém, se a água receber tratamento e filtragem adequados, poderá abastecer toda a hidráulica da residência.
CONSTRUÇÃO DA CISTERNA.
LIGAÇÃO DA TUBULAÇÃO QUE DESCE DA CALHA ATÉ A CISTERNA.
CAIXAS D'ÀGUA (FORNECEDORA E CHUVA)
CISTERNA PRONTA.
Imagens da obra executada pela arquiteta Sheila.
A outra maneira seria a de optar por caixa d'água com maior capacidade de reserva e localizá-la no sótão, de maneira que ela fique abaixo da calha, para receber por gravidade a água da chuva, sem o auxílio de bomba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.