Fale conosco, estamos on-line!
FALE COM A ARQUITETA SHEILA.

COMO TER UMA CAIXA D'ÁGUA DA CHUVA EM CASA.

Se você quer ter uma casa autossustentável e depender cada vez menos dos serviços das fornecedoras de água e energia, vale o investimento em captação de energia solar e água da chuva.
Hoje falaremos como montar uma captação de água da chuva de duas maneiras. A primeira com abastecimento diretamente da calha para uma cisterna no chão, onde é necessária uma bomba de sucção para lançamento da água para a caixa d'água.
A segunda forma, é a que eu acredito ser a ideal, pois dispensa a cisterna e a bomba, que á algo que além de precisar de manutenção constante, precisa da energia elétrica para funcionar.
Vamos ao primeiro caso.
Primeiro é necessária a construção de um reservatório enterrado no chão do terreno. Essa posição deve ser estudada ainda no projeto, antes da casa ser construída ou reformada, pois o telhado, o caimento das telhas e as calhas, serão executadas em conformidade com a captação da água pluvial.
A capacidade do reservatório será determinada pelo projeto. Feito isso, será instalado um tubo de queda ou mais de um, descendo das calhas e caindo diretamente na cisterna. A bomba jogará a água à caixa d'água, no sótão, abaixo das telhas, que por sua vez, conduzirá por gravidade, aos banheiros e cozinha. Geralmente, essa água é utilizada nas descargas dos banheiros e torneiras externas de jardim. Porém, se a água receber tratamento e filtragem adequados, poderá abastecer toda a hidráulica da residência.

                                          CONSTRUÇÃO DA CISTERNA.
                                           



LIGAÇÃO DA TUBULAÇÃO QUE DESCE DA CALHA ATÉ A CISTERNA.





CAIXAS D'ÀGUA (FORNECEDORA E CHUVA)



CISTERNA PRONTA.



Imagens da obra executada pela arquiteta Sheila.

A outra maneira seria a de optar por caixa d'água com maior capacidade de reserva e localizá-la no sótão, de maneira que ela fique abaixo da calha, para receber por gravidade a água da chuva, sem o auxílio de bomba.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PERITO E ASSISTENTE TÉCNICO??

  A Pergunta que está na cabeça de todos!!! Afinal, qual a diferença entre perito e assistente técnico?? Bem simples, pessoal!! O perito é n...