SOBRE A FACULDADE DE ARQUITETURA.

Esse post é dedicado aos postulantes ao vestibular de arquitetura.

Belíssima carreira, porém, como as outras, é preciso vocação e amor!
Aviso, de antemão, que não se trata de um curso nada fácil! É uma mistura, muitíssimo bem dosada, de artes com ciências exatas. O estudo da criação é acompanhado pelo estudo técnico construtivo e pelos cálculos, diferente do que a maioria pensa, de que, a arquitetura, é meramente arte de criar. Definitivamente não é somente isso. É mais!! Muito mais!!
Uma das dúvidas  frequentes e muitas vezes, motivo de desistência da tentativa de ingressar nessa carreira, é o mito de que precisa ser bom desenhista. É um equívoco esse pensamento. É preciso, gostar de desenhar! O desenho de observação, está mais ligado ao curso de Belas Artes e não de arquitetura. O desenho de arquitetura é técnico e de representação gráfica. Porém, esse engano tem um certo fundamento, pois o perfil do desenhista, é necessário também para o arquiteto. Pois, todo desenho requer criatividade e paciência. Durante a faculdade, existe uma cadeira de desenho de observação, onde um objeto é colocado, para o observador copiar. No entanto, não é preciso ser nenhum gênio nessa arte, mesmo porque, os professores orientam e ensinam muitas técnicas para desenvolver um bom traço.
Algumas matérias dadas durante os estudos, parecerão, à primeira vista, sem sentido, porém, é preciso confiar nos professores, eles sabem o que ensinam. Eu mesma, não entendia o porquê da matéria chamada, Plástica. O processo dessa didática era de pegar algum objeto, sem o menor vínculo com a aula, por exemplo, uma caixa de sapatos e criar algo em cima dela e acompanhar depois, com um discurso, uma defesa oral, que fundamentasse aquele projeto. Nossa! Aquilo era um verdadeiro pesadelo para mim! Sempre fui uma pessoa muito embasada na lógica e não conseguia fazer uma "viagem" daquela....Meu Deus, como eu sofria, toda vez que tinha um trabalho dessa matéria!!! Era um pesadelo!! Depois de muito penar, peguei o "espírito da coisa", me deu um insight e comecei a sintonizar no canal daquele aprendizado. Hoje em dia, eu entendo perfeitamente, o quanto era importante, tinha um objetivo muito claro. Não era,  devaneio e nem um delírio dos docentes. Era um treinamento para nosso cérebro ter a capacidade de transformar o "nada" ,em algo belo. Transportando para a vida prática, profissional,  fazendo uma analogia, ser capaz de pegar um terreno vazio e criar uma bela construção. O discurso que precisava acompanhar o projeto, nada mais era, do que  aquele que precisamos arguir aos nossos clientes, para fundamentar nosso projeto e convencê-lo do quanto a ideia é boa.
Portanto, não se enganem, muitos acreditam que faculdade de arquitetura é fácil, "bem mais fácil do que engenharia civil", já ouvi muito esse tipo de comentário e ele não procede. Cursei, antes de arquitetura, três anos de engenharia, seis períodos, posso falar com confiança sobre ambos os cursos e digo que achei muito mais difícil a faculdade de arquitetura, porque além de  ser fundamental  gostar de matemática e física, é preciso ter dom para criar e projetar. É uma faculdade que demanda tempo e dedicação. São horas, dias ou meses, projetando, desenhando plantas de todos os tipos, inclusive aos finais de semana, pois os dias úteis, não são suficientes. Hoje em dia, com o advento da tecnologia e dos softwares, o tempo dedicado, ficou mais otimizado.
Conforme falei no início desse post, é preciso muita vocação e amor pela profissão. Eu transferi meu curso, porque senti falta do projeto na engenharia. Só via cálculo e física, apesar de gostar muito, queria criar, projetar e desenhar. Foi a melhor escolha, pois hoje me considero uma profissional realizada. Eu e a arquitetura fazemos um casamento perfeito. Não me imagino exercendo outra profissão!!
Fazendo um breve resumo sobre o perfil do arquiteto, diria que é necessário ser alguém paciente, criativo, lógico, matemático, detalhista e perfeccionista.
Se você se enquadra nessas características ou em pelo menos, algumas delas, vai em frente, porque existe uma incrível profissão te aguardando!!
Se quiser saber mais sobre arquitetura é só comentar que respondo assim que puder.
Abraços!

Arquiteta Sheila.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

CURSO DE PERÍCIA, PATOLOGIAS CONSTRUTIVAS, REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS, GESTÃO DE OBRAS E AUTOCAD

Se quiser levar cada curso separadamente, estão todos na BLACKFRIDAY, por R$200,00 cada um.                                                 ...