Fale conosco, estamos on-line!
FALE COM A ARQUITETA SHEILA.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O ARQUITETO E O ENGENHEIRO.


Dúvida bem frequente e causadora de grande confusão, as atribuições do arquiteto e do engenheiro civil, são muitas vezes, confusas, para os que não são dessa área e querem contratar os profissionais certos, para executar projetos e obras de suas casas, escritórios, lojas etc.
Bom, vamos lá!
As diferenças entre esses dois profissionais começa desde a faculdade.
O engenheiro civil tem em sua grade curricular, matérias relacionadas à matemática e física, bem como, cálculo integral( geralmente são três ou quatro, dependendo do estabelecimento de ensino), mecânica, elétrica, resistência dos materiais, mecânica dos solos, cálculo estrutural, química, mecânica dos fluidos, entre outras.
Já o arquiteto, tem uma grade curricular bastante voltada para geometria, representação gráfica e projeto arquitetônico, porém, para surpresa de muitos, que desconhecem essa carreira, também tem em sua  grade curricular, matemática e física, em menos quantidade, que  o engenheiro, porém, o arquiteto também tem que cursar, cálculo integral, resistência dos materiais, topografia, cálculo estrutural, elétrica, etc.
Acontece que, geralmente e quando digo, geralmente, não quer dizer que seja uma constante, o engenheiro fica, em um processo de construção ou reforma, mais voltado para a obra, propriamente dita, enquanto o arquiteto, fica mais direcionado ao projeto de arquitetura, isso é, ele desenvolve todo o procedimento criativo e técnico, de formatação da arquitetura, através das plantas baixas, fachadas, cortes, planta de situação, e demais desenhos técnicos.
Porém, como falei anteriormente, isso nem sempre ocorre exatamente dessa forma. Muitas vezes o arquiteto, também executa a obra e pode ser o responsável técnico por ela.
As atribuições da legislação, relacionadas aos dois profissionais, em parte, são compartilhadas, isso é, ambos os profissionais são considerados habilitados para exercer. A execução de obras, vistoria predial e perícia técnica, são alguns desses casos.
O conselho dos arquitetos e engenheiros até 2012 era o mesmo: CREA( Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e depois, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
A partir de 2012, os arquitetos passaram a fazer parte do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).
Espero que tenha elucidado as dúvidas ou pelo menos, parte delas, se quiserem fazer alguma pergunta , é só colocar nos comentários, que responderei assim que for possível.
Até mais.
Arquiteta Sheila.









                                                       





Imagens dos projetos e obras da arquiteta Sheila.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PERITO E ASSISTENTE TÉCNICO??

  A Pergunta que está na cabeça de todos!!! Afinal, qual a diferença entre perito e assistente técnico?? Bem simples, pessoal!! O perito é n...