BANHEIRO INFANTIL

O banheiro infantil é um cômodo onde há muito o que se prever, pensar e planejar.
A primeira questão é para onde será esse banheiro, isso é, residencial ou comercial: lugares públicos, como creches, escolas e outros ambientes, como shopping, restaurante, etc.
Pode não parecer, mas isso faz toda a diferença na maneira de pensar esse espaço. Eu explico.
Nas residencias precisamos levar em consideração que talvez, dependendo da disponibilidade do proprietário, possa não valer a pena investir em acabamento muito infantil, pois a infância passa muito rápido, não é? Infelizmente... Pois é, sendo assim, é necessário pensar em primeiro lugar, se você está disposto a fazer uma obra e quebrar tudo novamente após o término dessa fase do teu filho, pois, logo, logo, eles começam a reclamar que o quarto e o banheiro estão muito infantis para eles...rs....é assim mesmo...Aí, lá vamos nós para um quebra quebra nada agradável, dentro de casa....affff....Porém, isso vai de cada um, é uma pergunta que você deve fazer antes de planejar esse ambiente e conversar sobre isso com o arquiteto, levando sempre em consideração os prós e contra.
Já no caso dos espaços públicos, essa preocupação não precisa existir, pois o banheiro estará lá, sempre atendendo ao público infantil. Sendo assim, as bacias (vasos sanitários), bancadas e lavatórios, podem e devem seguir a medida padrão da ABNT, para melhor atender aos pequenos.
Se você é do tipo que não está disposto a ter que refazer o banheiro dos filhos, ai vão algumas dicas para fazer esse espaço ser adaptável, como um camaleão, às diversas fases deles.
A primeira ideia é usar adesivos decorativos que alegram o ambiente e podem ser retirados, quando se quiser mudar a cara do banheiro.
Os acessórios como tapetes, porta toalhas, saboneteiras,  porta escovas de dentes, espelhos, cortinas de box, entre outros, fazem toda a diferença na decoração e ajudam no ambiente lúdico.
As louças, como o vaso e o lavatório, podem ter truques para não precisarem ter as medidas específicas de crianças. Podemos usar as medidas dos adultos, porém, no vaso, existem adaptadores que o transformam e fazem ficar com o diâmetro menor.
Já nos lavatórios, para que não seja necessário usar o mais baixo, podemos colocar degraus, bem coloridos e divertidos, para que seja alcançado facilmente, ou então, usar a marcenaria e projetar uma cuba que possa ser regulada em duas alturas. As soluções são inúmeras!! Vai depender da conversa com o teu arquiteto(a).
Como as imagens explicam e falam melhor que mil palavras, selecionei as ideias que mais gostei da internet para vocês se inspirarem!
Boa navegação!!
Abraços!
Arq Sheila.

Os residenciais.













































Os banheiros públicos de creches e escolas.
Olha só esse que graça. As divisórias são coloridas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

CURSO DE PERÍCIA, PATOLOGIAS CONSTRUTIVAS, REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS, GESTÃO DE OBRAS E AUTOCAD

Se quiser levar cada curso separadamente, estão todos na BLACKFRIDAY, por R$200,00 cada um.                                                 ...