São inúmeras as possibilidades para decorar aqueles ambientes, que resultam da legislação, devido ao afastamento obrigatório da divisa do terreno, que são geralmente, 1,50m e criam espaços laterias, entre a construção e o muro.
Espaços esses, que geralmente ficam esquecidos por serem somente de transição e acabam ficando feios, mal cuidados, com acabamentos pouco atrativos e sem nenhuma graça.
E é nessa hora que uma boa decoração, aliada a um excelente paisagismo, pode transformar esses lugares abandonados em espaços até de convivência dos familiares e amigos.
Muitas são as maneiras. Os móveis podem e devem estar presentes e geralmente são os mesmos que compramos para as nossas varandas. Podem ser de madeira, ferro, vime ou palha.
As cores também devem estar presentes. Pode deixar o ambiente bem colorido, bem como, em tons mais neutros, isso vai da preferência de cada um.
O acabamento do piso tem várias alternativas. Pode ser usada a cerâmica ou porcelanato. Para quem quiser uma ambiente com ar mais bucólico pode optar pelas pedras, fazendo caminhos. Os seixos rolados compondo com as pedras. A grama também pode fazer parte do layout. Esses pisantes podem ser de vários materiais. Vejam abaixo alguns exemplos:
Ardósia Catarinense(100 x 30)
Basalto natural
Miracema (80x30)
Placa cimentícia madeira
São Tomé irregular Cacão
Uma ótima ideia também é o deck de madeira.
O muro, que é um problema, pois se transforma em um elemento opressor, pode virar aliado, com o uso de vasinhos, próprios para serem pendurados. Podendo também receber painéis de madeira, bambus ou fibras, trazendo sensação de aconchego e quebrando a robustez, verticalidade e frieza do muro.
Os pergolados também são uma excelente dica para essa área.
Ou, para quem preferir, que esse espaço, fique protegido da chuva, vale fazer a cobertura com material transparente, como o vidro ou o policarbonato. Não aconselho coberturas foscas e opacas, pois irá escurecer um lugar, que normalmente já não recebe muita luminosidade.
Bem, agora, vamos ao paisagismo.
A escolha das plantas é muito importante, pois isso deve ser feito em função da insolação do local. Se ele recebe muita ou pouca luz. Geralmente, ocorre a segunda opção, por ser um espaço que normalmente fica banhado pela sombra da casa, portanto, é de fundamental importância que as plantas sejam aquelas que não necessitam de muito sol. Aliado a tudo isso ainda podemos ajudar a decoração e o paisagismo com um toque do Feng Shui, que vai atrair a boa energia para a casa e moradores.
Aqui vão algumas dicas de plantas para o corredor lateral:
vamos começar pelas belas orquídeas. São apropriadas para o interior, bem como, locais como esse, onde temos pouca iluminação. Essas flores são ideais também para a área referente ao relacionamento, de acordo com o Ba-guá.
Comigo-Ninguém-Pode (Dieffenbachia Pictada). Arma poderosa contra o mal olhado!! Ideal para ser colocada na entrada da casa e também podem ficar nesses espaços laterais. Protege contra visitas indesejadas e protege os moradores. Atenção! Cuidado com as crianças e animais domésticos, pois essa planta é tóxica, não pode ser ingerida!
O Antúrio, não precisa de muito sol e fica linda.
A Areca. Planta acolhedora. Ideal para a entrada de casa, inclusive os corredores laterais.
A Espada de São Jorge. Excelente para áreas externas, de preferência ao norte. Também protege contra energias negativas.
Se o corredor tiver uma boa insolação, pode ser usado o bambu.
As Kalanchoes, planta da fortuna, são lindas para essa área. São flores e tem de várias cores. Darão uma beleza especial ao espaço.
Como uma "imagem fala melhor que mil palavras", vamos a mais alguns exemplos selecionados da internet, para todos os gostos, de decoração de corredores laterais. Inspirem-se.
Namastê.
ArqSheila.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.