COMO FAZER UMA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DE OBRA.










Uma boa e eficiente planilha orçamentária de obra, é aquela que mais se aproxima da realidade, isso é, aquela que dará ao cliente uma noção bem precisa dos seus gastos.
Outro fator para a eficácia da planilha, é que ela seja feita baseada em um projeto de arquitetura, completo, onde todas as especificações encontram-se bem precisas e claras.
Além disso, a informação dos valores dos materiais, ficam muito mais realistas, quando são pesquisados no mercado, em lojas de material de construção, ao invés de serem calculados por fatores ou índices, como o Emop. Eles são muito comuns na administração pública, onde os orçamentos são feitos em conformidade com o catálogo. Eu particularmente, não gosto de trabalhar com essas informações, prefiro, o que eu chamo de "índice real" (o que eu pesquiso nas lojas). Acredito que os dados ficam bem mais próximos da realidade dos gastos.

A seguir as etapas a serem cumpridas em uma planilha orçamentária:

As colunas devem ser divididas em:

ÍTEM, CÓDIGO, DESCRIÇÃO, UNIDADE, QUANTIDADE E PREÇO (unitário, unitário x BDI, total)

ÍTEM - é aquele onde recebe o número do ítem na ordem da tabela;
CÓDIGO - esse é necessário quando se usa os índices tipo Emop ou Sinapi, por exemplo. No meu caso, eu não escrevo nesse ítem,
DESCRIÇÃO - é a descrição do material, o nome, por exemplo, aço CA50, 10.0mm.
UN- é a unidade de medida do material, por exemplo, se ele é comprado por m², por balde, por unidade, etc.
QUANTIDADE- é o quanto será comprado daquele material.
UNIT. - é o preço unitário do material.
UNI X BDI - é o preço unitário x o BDI que você estiver trabalhando.  No meu caso, eu uso o valor, "UM", porque eu adoto o preço de venda, real, pesquisado das lojas de vendas de materiais, portanto, , não é necessário acrescentar nenhum valor ou imposto. O BDI (benefícios e despesas indiretas), é um índice que auxilia nos orçamentos da construção civil, com a finalidade de se chegar a um valor mais próximo da venda.
TOTAL - é o preço unitário multiplicado pela quantidade de material.


No próximo post, falaremos mais de planilhas orçamentárias e sobre as etapas de serviços a serem divididas. Aguardem.
Arq. Sheila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

CURSO DE PERÍCIA, PATOLOGIAS CONSTRUTIVAS, REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS, GESTÃO DE OBRAS E AUTOCAD

Se quiser levar cada curso separadamente, estão todos na BLACKFRIDAY, por R$200,00 cada um.                                                 ...